5 Erros que aumentam desnecessariamente sua conta de energia elétrica

Você passa o mês inteiro distraído, sem se importar com o que está gastando energia ou não em casa, mas no minuto em que recebe a conta de luz, a tranquilidade acaba.

A sensação é de que, de repente, os valores aumentaram muito e desnecessariamente.

A ponto de prejudicarem seu conforto e até alguns investimentos mais importantes.

Afinal, por que pagamos um valor tão alto? 

O Brasil ocupa a 35 posição no ranking dos 50 países com a energia mais cara do mundo. 

Impostos e outras taxas aplicadas não param de subir. Nos períodos de seca e estiagem, é necessário utilizar as termelétricas com força total, a fonte mais cara de energia. A bandeira vermelha aparece e não quer ir embora. 

Mas o que pode ser feito então para reverter a situação e economizar? Ou melhor, o que você pode estar fazendo que está contribuindo para esse aumento na sua conta?

Confira a seguir erros que passam despercebidos na sua rotina, mas que podem ser também os culpados por uma conta de energia cara

5 Erros que podem estar aumentando sua conta de luz

A correria para o trabalho, o tempo para dar a atenção necessária à família e ainda ter seus momentos de lazer fazem com que alguns descuidos financeiros passem despercebidos. 

 Na conta de energia, porém, eles podem ser bem chamativos

1. Deixar os aparelhos ligados quando não estão sendo usados

Em nome da praticidade, podemos deixar TVs, microondas, modems de internet, videogames, carregadores de celulares e outros aparelhos conectados 24h na tomada. Por desligarmos por controle remoto ou nos próprios botões do aparelho, temos a impressão que ele já não está mais gastando energia. Porém, não é bem assim.

Somando todos os eletrodomésticos que ficam nessa situação, os gastos podem vir a ser responsáveis por até 10% dos gastos na sua fatura de energia elétrica

Essa já é uma boa porcentagem a ser diminuída, imagine, então, se somarmos a outros fatores.  

Aparelho em stand-by consumindo energia
Aparelhos no stand-by podem encarecer sua conta de energia elétrica em até 10%

2. Configuração do chuveiro elétrico

Pouca gente gosta de um banho frio para começar o seu dia. Por isso, é ótimo é ter um chuveiro elétrico em casa. A melhor parte é que os melhores chuveiros elétricos possuem várias opções de temperatura. 

Nos dias que fazem mais calor, você pode mudar a opção de inverno para verão. Algo simples que passa despercebido no dia a dia. Ao invés de muito quente, você terá um banho morno, aconchegante e gastará menos energia, pois o chuveiro se esforçará menos para produzir o calor necessário de aquecimento. 

Fique também atento à resistência do aparelho. Se ela queimar, substitua imediatamente. Além dela consumir mais energia assim, ainda se torna perigosa, podendo causar um curto-circuito durante o banho. 

Existe outro aparelho com um raciocínio parecido de economia. Confira abaixo.

3. Ar-condicionado e a conta dobrada

Se você ainda vai instalar um aparelho de ar condicionado em algum cômodo da casa, fique atento. Aparelhos splits comuns podem dobrar sua conta de energia e o que era conforto passar a ser uma dor de cabeça enorme. 

Prefira a compra de aparelhos inverters. A tecnologia inverter proporciona uma economia de 40% a 70% no consumo, sem diminuir nada no conforto. A diferença é que esse aparelho é um pouco mais caro, mas vale a economia na conta de luz. 

Outros erros cometidos são deixar o ar condicionado em temperaturas muito baixas sempre, mesmo quando não é preciso. 

Não utilizar o timer que vem em muitos deles para justamente desligar o aparelho quando já passou do tempo necessário de uso e instalar este em lugares em que o sol bate diretamente. A luz solar vai fazer com que o equipamento trabalhe muito mais para reduzir a energia do local, assim como deixar portas e janelas abertas ou mal fechadas e não utilizar as cortinas.

4. Não utilizar lâmpadas de led

As lâmpadas led são lâmpadas frias, ou seja, não esquentam o ambiente, e por isso, além de trazerem mais conforto são mais econômicas. Sua economia em relação a uma lâmpada fluorescente é de 30%. Na conta de luz, a iluminação da casa pode diminuir em 7%.

Elas possuem outras vantagens, como maior durabilidade (de 3 a 10 anos). Assim também causa menos transtornos e contribui para a saúde do bolso, afinal, serão várias instaladas em muitos cômodos e que não precisarão ser constantemente trocadas. 

Lâmpadas de led econômicas
As lâmpadas LED são as mais econômicas do mercado, além de durarem muito mais

Veja também

Artigos relacionados

plugins premium WordPress
Scroll to Top